Projeto Cartas de Kardec: “A incrível sintonia entre Canuto Abreu e Chico Xavier”

por Dorival Strelow

Em um programa especial transmitido pela TV Mundo Maior sobre o Projeto Cartas de Kardec, Paulo Henrique de Figueiredo, o responsável direto pela condução do trabalho de resgate e catalogação do acervo espírita histórico do Dr. Canuto Abreu (saiba mais), dá importantes detalhes sobre importantes revelações que esse material propicia ao Movimento Espírita, dentre estas, a correspondência e a sintonia entre o Dr. Canuto — o pesquisador que recolheu o grosso do que sobrou dos originais de Allan Kardec — e o médium Chico Xavier — que, quando dos primeiros contatos com aquele, ainda era um desconhecido para o mundo.

O resumo dessas anotações está contido no vídeo, que a seguir dispomos aqui, produzido e nos enviando por Nuno Emanuel (ver perfil no facebook), confrade espírita português com estadia no Brasil e ativo colega de divulgação do Espiritismo.

 

Essas correspondências entre Canuto Abreu e Chico Xavier — que não teve acesso a esse acervo —, agora desveladas, são evidências da grandiosidade da missão daquele médium e referenda a importância do material colhido por aquele pesquisador.

Certamente orientado por entidades nobres, especialmente Emmanuel e Bezerra de Menezes, e tutelado pelo próprio Cristo, Chico estava em alta sintonia com os desígnios que a espiritualidade providenciava para uma reformulação conceitual do Movimento Espírita, como relata Nuno: “Na década de 1980 Chico Xavier revelou a diversos amigos íntimos muitos pormenores do que aconteceu durante a época de Kardec e após o seu desencarne, os companheiros leais, os traidores (Leymarie & Roustaing), as fraudes, as adulterações, etc, etc que em breve todos saberemos… (por ex. Jarbas Leone Varanda, filho Leonel Varanda, Marlene Nobre, Adelino da Silveira, Geraldo Lemos Neto, Carlos Baccelli, Dirceu Abdala, entre vários outros)”. Em um vídeo de 2013, Dra. Marlene Nobre antecipa as revelações, que ouvira de Chico Xavier, e que pesquisas posteriores comprovariam, sobre as deturpações ocorridas na continuação da Movimento Espírita francês logo após o desencarne do codificador espírita.

Agora, é esperar para ver o que esse formidável projeto de recuperação histórica trará de contribuição prática para promovermos a Doutrina Espírita e, por conseguinte, a espiritualização do nosso povo.

Saiba mais sobre o projeto Cartas de Kardec.

Fonte: Espiritismo em Movimento

 

 

Você também pode gostar