Rede Espaço Espaço resgata um dos primeiros programas Espíritas – A Voz Espírita

por Dorival Strelow

Rede Espaço Espaço resgata um dos primeiros programas Espíritas – A Voz Espírita com Alberto Samy

– Era a década de 60 e o espiritismo já buscava novos  meios para divulgar as obras de Kardec e outras que eram oferecidas pela FEB.  Não havia a facilidade de hoje, com pedidos online e toda a oferta de livros e de mídia  de autores mais recentes.

 – Em Joinville a frequência das palestras era o ponto de apoio para irmãos que vinham de outras cidades e de outros estados fazer suas conferências no “Centro Espírita de Joinville” localizado à rua Paraná.

Eugênio Doin Vieira e Eugênio Cordeiro, eram os dirigentes que apoiavam os  trabalhos daquele espiritismo pioneiro  na respectiva casa, aplicando cursos e lançando um olhar para o futuro com novidades que eram difíceis de se realizar naquela época. 

 – Uma destas iniciativas eu pude acompanhar, pois era filho de espíritas, membro da juventude espírita e tinha toda a família envolvida com a doutrina. Meu bisavô foi um dos fundadores do “Centro Espírita Caridade de Jesus” em São Francisco do Sul, e doou a própria casa para a construção daquele espaço. 

 – Eugênio Doin Vieira teve a idéia de fazer um programa espírita que divulgasse a doutrina aos domingos à noite. Nascia assim,  “A Voz Espírita”, que por mais dez anos consecutivos fez parte da programação da Radio Difusora de Joinville. Minha mãe, Marina Doin Samy Pereira e João Cordeiro, eram os apresentadores. A pauta era datilografada pela Sra. Angela Doin, esposa do Sr. Eugênio Doin. E era ele quem escrevia e selecionava as pautas.  

 – Foi o primeiro programa em Santa Catarina até onde eu tenho conhecimento,  e que utilizou a mídia para divulgação dos postulados espíritas, conseguindo com ele grande repercussão, numa época em que o rádio ainda era o principal meio de difusão.  

 – Ao ser convidado, por Dorival Strelow confrade e amigo, para ser apresentador de um programa na “Rádio e TV Espaço Espírita”, me foi concedido escolher o nome da atração. E não pude deixar passar a oportunidade de homenagear minha mãe, e todos os envolvidos que fizeram da “Voz Espírita” um farol que irradiava conhecimento simpatia para todos os interessados na doutrina. 

 – Assim, utilizando o mesmo nome, estamos fazendo renascer aquele esforço de divulgação, agora com alcance ainda maior, com dedicação, doando momentos de parceria, fraternidade, amizade, para que o espiritismo alcance  outros horizontes levando o Consolador aos corações de toda a humanidade. 

Alberto Samy
Vanguarda Espírita




 

Você também pode gostar