Últimas Notícias

Rede Espaço Espaço resgata um dos primeiros programas Espíritas – A Voz Espírita

Rádio Espaço Espírita

Rede Espaço Espaço resgata um dos primeiros programas Espíritas – A Voz Espírita com Alberto Samy

– Era a década de 60 e o espiritismo já buscava novos  meios para divulgar as obras de Kardec e outras que eram oferecidas pela FEB.  Não havia a facilidade de hoje, com pedidos online e toda a oferta de livros e de mídia  de autores mais recentes.

 – Em Joinville a frequência das palestras era o ponto de apoio para irmãos que vinham de outras cidades e de outros estados fazer suas conferências no “Centro Espírita de Joinville” localizado à rua Paraná.

Eugênio Doin Vieira e Eugênio Cordeiro, eram os dirigentes que apoiavam os  trabalhos daquele espiritismo pioneiro  na respectiva casa, aplicando cursos e lançando um olhar para o futuro com novidades que eram difíceis de se realizar naquela época. 

 – Uma destas iniciativas eu pude acompanhar, pois era filho de espíritas, membro da juventude espírita e tinha toda a família envolvida com a doutrina. Meu bisavô foi um dos fundadores do “Centro Espírita Caridade de Jesus” em São Francisco do Sul, e doou a própria casa para a construção daquele espaço. 

 – Eugênio Doin Vieira teve a idéia de fazer um programa espírita que divulgasse a doutrina aos domingos à noite. Nascia assim,  “A Voz Espírita”, que por mais dez anos consecutivos fez parte da programação da Radio Difusora de Joinville. Minha mãe, Marina Doin Samy Pereira e João Cordeiro, eram os apresentadores. A pauta era datilografada pela Sra. Angela Doin, esposa do Sr. Eugênio Doin. E era ele quem escrevia e selecionava as pautas.  

 – Foi o primeiro programa em Santa Catarina até onde eu tenho conhecimento,  e que utilizou a mídia para divulgação dos postulados espíritas, conseguindo com ele grande repercussão, numa época em que o rádio ainda era o principal meio de difusão.  

 – Ao ser convidado, por Dorival Strelow confrade e amigo, para ser apresentador de um programa na “Rádio e TV Espaço Espírita”, me foi concedido escolher o nome da atração. E não pude deixar passar a oportunidade de homenagear minha mãe, e todos os envolvidos que fizeram da “Voz Espírita” um farol que irradiava conhecimento simpatia para todos os interessados na doutrina. 

 – Assim, utilizando o mesmo nome, estamos fazendo renascer aquele esforço de divulgação, agora com alcance ainda maior, com dedicação, doando momentos de parceria, fraternidade, amizade, para que o espiritismo alcance  outros horizontes levando o Consolador aos corações de toda a humanidade. 

Alberto Samy
Vanguarda Espírita




 

Avaliação do Usuário: 5 ( 1 votos)
Rádio Espaço espírita

Sobre Dorival Strelow

Veja Também

Novo ciclo de conferências espíritas de Celina Sobral em Santa Catarina

Novo ciclo de conferências espíritas de Celina Sobral em Santa Catarina Celina Sobral fará novo …