116 anos da desencarnação de Joana Lima, uma das pioneiras do Espiritismo em Florianópolis

por Dorival Strelow

O dia 24 de fevereiro de 1907 marcou a desencarnação de Joana Lima, aos 43 anos de idade. Joana Lima era Joana Magalhães de Alcântara, nascida em Laguna no dia 4 de junho de 1863.

Filha de Camilo Lopes de Alcântara e Ana Magalhães Alcântara, casou-se com Alvaro Dias de Lima, passando a chamar-se Joana Netto de Lima.

Resgatou o sobrenome Netto, originário de sua avó materna, mas era tratada e conhecida por Joana Lima. Teve três filhos: Alcide de Lima Veiga, Olívia Netto de Lima e João Segismundo de Lima.

Tinha como atividade os afazeres do lar e, dotada de mediunidade aflorada, ingressou no estudo e no trabalho da Doutrina dos Espíritos, segundo a decodificação de Alan Kardec.

Era mentora espiritual de Domingos de Freitas Noronha, fundador da Casa Espirita Joana Lima, unidade doutrinária até hoje a serviço do Cristo, na Ilha de Santa Catarina. Seus descendentes encarnados são 14 netos e respectivos descendentes de sua filha Alcide de Lima Veiga.

A Casa Espirita Joana Lima completou ano passado 74 anos de fundação. Sob a liderança de Domingos de Freitas Noronha, um grupo de pessoas convictas dos fundamentos da Terceira Revelação implantaram mais esse importante Ponto de Cura Espiritual em Florianópolis.

A denominação foi em homenagem justamente à Joana Netto de Lima, mentora espiritual de Domingos. A casa está localizada na Rua Anita Garibaldi, 263, no centro de Florianópolis.