Do rádio ao YouTube

por Dorival Strelow

Voz Espírita atinge 3.000 visualizações na internet

Uma variedade de temáticas espíritas analisadas por um dos mais dedicados estudiosos e expositores da Terceira Revelação, o programa Voz Espírita, da Rede Espaço Espírita, atingiu nesta semana 3.000 visualizações. Disponível no canal do Youtube da TV Espaço Espírita, o programa entrou no ar em 15 de março de 2020, enfrentando um momento planetário de grande prova: a pandemia. E se firmou como opção de conhecimento e inspiração na Doutrina.

Já são 76 programas no ar, e estas 3.000 visualizações se dão a partir da TV Espaço Espírita no Youtube, que tem já inscritos 2.050 internautas. Alguns programas já somam mais de 150 visualizações. Malefícios do álcool, processo dolorosa da pandemia, lições de Jesus, formação dos mundos, ensinos dos Dr. Leocádio Correia estão entre os temas do programa, que dura entre 10 a 15 minutos.

Dorival Strelow atua na pós-produção, fazendo a edição final e postando, regularmente; Juvan Neto cuida dos layouts e replica os conteúdos nas redes sociais. Os dois são os idealizadores da Rede Espaço Espírita de Divulgação Doutrinária, de Barra Velha – SC., e convidam os ainda não inscritos à entrada no canal, para conhecer mais amplamente os estudos trazidos por Samy.

Juvan e Dorival frisam que o resultado, para os padrões da internet, ainda é modesto, mas está cumprindo o objetivo da Rede: “Nós idealizamos um canal para a Doutrina Espírita, para sua divulgação, mas também para mostrar valores aqui de Santa Catarina, palestrantes regionais e estaduais, atrações de espíritas catarinenses, que emanam Paz e Bem a partir da sintonia com a Terceira Revelação”, frisa Dorival.

Fez história

Produzido e apresentado por Alberto Samy, de Joinville, Santa Catarina, Voz Espírita buscou ser uma forma despretensiosa de resgate de um dos mais importantes programas espíritas do rádio catarinense e brasileiro. E sua audiência crescente, agora na era da internet, mostra que a produção foi uma decisão acertada.

“Era a década de 60 e o Espiritismo já buscava novos meios para divulgar as obras de Kardec e outras que eram oferecidas pela FEB. Não havia a facilidade de hoje, e em Joinville a frequência das palestras era o ponto de apoio para irmãos que vinham de outras cidades e de outros estados fazer suas conferências no ‘Centro Espírita de Joinville’, localizado à rua Paraná”, detalha Alberto. Ali foi a gênese de A Voz Espírita.

Eugênio Doin Vieira e Eugênio Cordeiro eram os dirigentes que apoiavam os trabalhos daquele Espiritismo pioneiro na respectiva casa, aplicando cursos e lançando um olhar para o futuro com novidades que eram difíceis de se realizar na época.

“Uma destas iniciativas eu pude acompanhar, pois era filho de espíritas, membro da juventude espírita e tinha toda a família envolvida com a doutrina. Meu bisavô foi um dos fundadores do “Centro Espírita Caridade de Jesus” em São Francisco do Sul, e doou a própria casa para a construção daquele espaço.

Eugênio Doin Vieira teve a ideia de fazer um programa espírita que divulgasse a doutrina aos domingos à noite. Nascia assim “A Voz Espírita”, que por mais 10 anos consecutivos fez parte da programação da Rádio Difusora de Joinville. “Minha mãe, Marina Doin Samy Pereira e João Cordeiro eram os apresentadores. A pauta era datilografada pela senhora Ângela Doin, esposa do senhor Eugênio Doin. E era ele quem escrevia e selecionava as pautas”, narra.

“Foi o primeiro programa radiofônico em Santa Catarina até onde eu tenho conhecimento, e que utilizou a mídia para divulgação dos postulados espíritas, conseguindo grande repercussão”, frisa Samy, convidando a todos para seguir prestigiando A Voz Espírita, nesta nova fase.

“Ao ser convidado, por Dorival Strelow confrade e amigo, para ser apresentador de um programa na “Rádio e TV Espaço Espírita”, me foi concedido escolher o nome da atração. E não pude deixar passar a oportunidade de homenagear minha mãe, e todos os envolvidos que fizeram da “Voz Espírita” um farol que irradiava conhecimento simpatia para todos os interessados na doutrina”, pontua. “E seguimos na busca de levar o Consolador aos corações de toda a humanidade”, finaliza.

Você também pode gostar