por Dorival Strelow

C. E. Caridade de Jesus
112 anos de nascimento de Chico Xavier rememorados na terceira casa espírita mais antiga do Brasil

Centro fundado em 1895, a mais antiga de Santa Catarina, recepcionou expositores e homenageou Chico com sua música preferida. ao final, uma psicografia origina na letra de Chico, ditada pelo Espírito Cornélio Pires foi entregue de presente ao “Caridade de Jesus”

O minisseminário sobre a vida e a obra de Francisco Cândido Xavier, ocorrido neste sábado, 2 de abril – aniversário do médium – levou momentos de emoção ao público presente no Centro Espírita Caridade de Jesus, de São Francisco do Sul. Os palestrantes Juvan Neto (Rede Espaço Espírita) e Celina Sobral (Casas André Luiz, Rádio Boa Nova e TV Mundo Maior), abordaram, respectivamente, dados biográficos da fascinante vida do médium, e também frases pessoais extraídas dos ensinos de Chico.

Ao final do evento, a inspiração do Alto parece ter chegado mais perto dos presentes – a bela vista da Baía da Babitonga, onde está situada a instituição espírita, fundada e 1895 – mesmo em tarde de neblina, foi muito acolhedora. “Falar de Chico na casa mais antiga do Estado pela primeira fez, a terceira mais antiga do Brasil, é emocionante”, frisou Celina Sobral, que vem de Guarulhos, SP, e cumpre ciclo de conferências espíritas até dia 7 em Santa Catarina.

A recepção à casa foi feita pela presidente Neusa Prestel São Thiago e também pelas tarefeiras e tarefeiros – entre elas, Antonieta Bernstorff, a Dedé, que também presidiu o “Caridade” em várias gestões. Neusa e ela integram a família dos primeiros pioneiros fundadores da casa – as famílias São Thiago, Doin Vieira e Pereira, e nessa casa, transcorreu boa parte da história do Espiritismo em Santa Catarina e no Brasil, sob a orientação amiga do benfeitor espiritual Leocádio José Correia.

Ao final do evento, Aline e Diogo, cantores da casa, apresentaram um novo arranjo para a música “Hi Lili Hi Lo”, canção preferida de Chico Xavier. E Celina Sobral repassou dois presentes inestimáveis: um pôster de Chico Xavier e também uma psicografia original de Chico, sem data definida. O papel, talvez dos anos 70 e já com as marcas do tempo, na caligrafia notável do médium, a lápis, tem mensagem com assinatura de Cornélio Pires, e será emoldurado para então ser eternizado na galeria de fotos do Centro Espírita Caridade de Jesus.

Palestra no YouTube: Palestra Espírita – Juvan Neto e Celina Sobral – 112 anos de Chico Xavier – 02/04/2022

 

Você também pode gostar